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Alimentos que aumentam a energia e disposição

Alimentos que aumentam a energia e disposição

Alimentos que aumentam a energia e disposição – Médicos e cientistas estão examinando as conexões entre os alimentos que comemos e nossa energia e humor. Existem evidências científicas para apoiar o fato de que as mudanças na dieta podem ter um impacto positivo na química e no metabolismo do cérebro, levando a melhorias no humor e no nível de energia.

Alimentos que aumentam a energia e disposição

Os alimentos aumentam nossa energia porque são uma fonte de calorias ou porque estimulam o corpo a queimar o combustível com mais eficiência. Alguns alimentos contêm cafeína que também proporciona um aumento de energia. Os melhores Alimentos que aumentam a energia e disposição são aqueles que contribuem para os níveis de açúcar no sangue e estimulam a secreção de substâncias que afetam positivamente o humor. Confira uma lista com alguns hábitos e alimentos que ajudam a aumentar a energia, a disposição e melhorar o humor.

Carboidratos Inteligentes – Alimentos que aumentam a energia e disposição

Embora muitas pessoas evitem carboidratos, eles desempenham um papel importante na promoção de um bom humor e fornecimento de energia. Carboidratos são a fonte de combustível preferida para o corpo, e aumentam os níveis de serotonina, um químico cerebral que melhora e estabiliza o humor. No entanto, nem todos os tipos de carboidratos são impulsionadores do humor. Doces tendem a causar picos rápidos – e, em seguida, gotas – de açúcar no sangue, levando ao cansaço e mau humor. Os carboidratos integrais, como pão integral, arroz integral e cereais são absorvidos mais lentamente na corrente sanguínea, promovendo níveis estáveis ​​de açúcar e energia no sangue.

Cajus, Amêndoas e Avelãs – Alimentos que aumentam a energia e disposição

Baixos níveis de magnésio podem afetar negativamente o seu nível de energia. O magnésio é importante para o corpo converter os açúcares da dieta em energia. Castanhas de caju, amêndoas e avelãs são boas fontes de proteína e magnésio. Outros alimentos ricos em magnésio são grãos integrais (especialmente farelo de cereais) e certos peixes.

Castanha-do-pará – Alimentos que aumentam a energia e disposição

Baixos níveis de mineral selênio também foram associados a humores mais fracos. A castanha-do-pará é uma boa fonte de selênio na dieta, e quantidades menores desse mineral são encontradas em frutos do mar, carnes, cereais integrais e feijões. Mas esteja ciente: muito selênio é prejudicial.

Carnes magras – Alimentos que aumentam a energia e disposição

O aminoácido tirosina aumenta os níveis de duas substâncias químicas do cérebro, a noradrenalina e a dopamina, que podem aumentar o estado de alerta e o foco. Carnes magras (carne de porco, carne bovina, peru e frango sem pele) são alimentos proteicos que contêm tirosina. Essas carnes também contêm vitamina B12, que pode atuar no alívio da depressão e da insônia.

Salmão – Alimentos que aumentam a energia e disposição

O peixe com gorduras, como o salmão, é saudável para o coração devido ao seu conteúdo de ácidos graxos ômega-3. O teor de gordura saudável também pode diminuir o risco de depressão. Nozes e vegetais de folhas verdes escuras são outras fontes de ácidos graxos ômega-3.

Folhas verdes – Alimentos que aumentar a energia e disposição

O folato, encontrado em vegetais verdes folhosos, também pode ajudar a proteger contra a depressão. Outras fontes de folato dietético incluem frutas cítricas, legumes e nozes.

Fibras – Alimentos que aumentam a energia e disposição

Muitas pessoas têm dietas deficientes em fibras. As fibras podem ajudar a manter seus níveis de energia constantes durante o dia. Fontes alimentares de fibra incluem feijão, cereais integrais, vegetais e frutas inteiras.

Água – Alimentos que aumentam a energia e disposição

Mesmo desidratação leve pode ter efeitos negativos na sua saúde, como diminuir o metabolismo e drenar energia. Mantenha-se hidratado durante todo o dia bebendo bastante água ou bebidas sem açúcar.

Produção Fresca – Alimentos que aumentam a energia e disposição

Consumir legumes e frutas frescas é outra maneira de se manter hidratado e manter seus níveis de energia altos. Frutas e vegetais frescos têm alto teor de água e podem servir lanches. Farinha de aveia e macarrão são outros alimentos ricos em água, uma vez que absorvem sua água de cozimento.

Café – Alimentos que aumentam a energia e disposição

Embora seja uma correção temporária, a cafeína oferece um aumento de energia a curto prazo, melhorando os níveis de concentração e energia. Pequenas porções frequentes de cafeína funcionam melhor do que uma dose grande para manter altos os níveis de energia. Consumir muita cafeína, no entanto, pode dificultar o sono adequado, drenando ainda mais os níveis de energia.

Chá – Alimentos que aumentam a energia e disposição

Tomar uma xícara de chá é um ritual de relaxamento conhecido e também fornece uma dose de cafeína. Há evidências que mostram que a cafeína pode melhorar seu estado de alerta, memória e tempo de reação.

Chocolate escuro – Alimentos que aumentam a energia e disposição

O chocolate também contém cafeína, e uma substância química estimulante chamada teobromina também está presente no chocolate. Experimente um pequeno lanche de chocolate amargo para uma pausa estimulante.

Café da manhã – Alimentos que aumentam a energia e disposição

As pessoas que comem regularmente o café da manhã têm um humor melhor durante o dia do que aquelas que pularam essa importante refeição. Um café da manhã saudável contém fibras e nutrientes e é composto de uma combinação de gorduras boas, carboidratos integrais e proteína magra.

Chá verde

Em um dia ruim, beber uma xícara de chá pode ser a coisa certa para acalmar seus sentidos, acalmar seus nervos e iluminar um clima sombrio. Faça esse chá verde e você poderá colher ainda mais benefícios, dizem os pesquisadores. De acordo com um estudo japonês publicado no American Journal of Clinical Nutrition, beber duas a três xícaras de chá verde por dia estava ligado a sintomas reduzidos de depressão em pessoas idosas. Isso pode ser devido a uma série de nutrientes que aumentam o humor, incluindo a L-teanina, um aminoácido que ajuda a combater a ansiedade. O chá verde também tem um pouco de cafeína – o suficiente para um estimulante quando você está se sentindo para baixo, mas não o suficiente para causar nervosismo.

Ostras

Claro, ostras têm uma reputação como alimento afrodisíaco. Mas os benefícios que aumentam o humor vão muito além disso. As ostras são ricas em zinco, um nutriente que ajuda a aliviar a ansiedade. O zinco também ajuda a melhorar a qualidade do sono, essencial para permanecer em equilíbrio. Bônus: Depois que você pegar o jeito, comer ostras pode ser divertido – e um instável instantâneo em si.

Não gosta de frutos do mar? Obtenha sua correção de zinco com castanhas de caju, ovos, fígado ou carne.

Refeições Frequentes – Alimentos que aumentam a energia e disposição

Comer pequenas refeições ou lanches a cada 3-4 horas resulta em um nível de energia e humor mais constantes do que o consumo de algumas poucas refeições grandes. Ideias para pequenas refeições saudáveis ​​incluem metade de um sanduíche de peru com salada, cereais integrais e leite, ou manteiga de amendoim com biscoitos integrais.

Suplementos Energéticos – Alimentos que aumentam a energia e disposição

Suplementos energéticos, como noz de cola, erva-mate, guaraná e extrato de chá verde, provavelmente têm um efeito semelhante ao de uma xícara de café, já que muitos dos chamados suplementos energéticos contêm cafeína ou substâncias químicas semelhantes.

Bebidas energéticas – Alimentos que aumentam a energia e disposição

Bebidas energéticas podem ser úteis para aqueles que participam de atividades físicas de alta intensidade, mas provavelmente não são necessários para a maioria das pessoas. Eles geralmente são ricos em calorias e contêm carboidratos simples (açúcar) e poucos nutrientes.

Exercício para Energia – Alimentos que aumentam a energia e disposição

O exercício é outro impulsionador natural do humor. Quanto mais ativo você for, maior será o benefício para sua saúde emocional. As evidências mostram que o exercício pode aliviar a depressão e contribuir para um nível de energia aprimorado ao longo do dia.

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