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Cansaço Excessivo

Cansaço Excessivo – Sintomas e Como evitar!

Cansaço Excessivo – Evitar o Cansaço é algo muito difícil, porém, é preciso evitar tornar um cansaço simples em algo prejudicial.

No artigo a seguir você encontrará os seguintes tópicos:

  • Cansaço excessivo;
  • Quando o cansaço deve levar a procurar ajuda médica;
  • Cansaço excessivo e a síndrome da fadiga crônica;
  • Medidas para evitar e tratar o cansaço excessivo;

Cansaço Excessivo

Cansaço Excessivo
Cansaço Excessivo

O cansaço é geralmente definido como uma sensação de falta de energia e motivação que pode ser física, mental ou ambos. Cansaço não é o mesmo que sonolência, mas o desejo de dormir pode acompanhar a sensação de fadiga. A apatia é uma sensação de indiferença que pode acompanhar o cansaço ou existir independentemente.

Além disso, os indivíduos geralmente descrevem o cansaço usando uma variedade de termos, incluindo fadiga, preguiça, exaustão, mal-estar, apatia, falta de energia e sensação de cansaço.

O cansaço é comum. Cerca de 20% dos brasileiros afirmam ter fadiga intensa o suficiente para interferir em viver uma vida normal. Estima-se que uma causa física seja responsável em 20% a 60% do tempo, enquanto as causas emocionais ou mentais compreendem as outras 40% a 80% dos casos de cansaço.

No entanto, em contraste com o cansaço que ocorre em conjunto com algumas doenças e síndromes, o cansaço normal em indivíduos saudáveis ​​é rapidamente aliviado em algumas horas até cerca de um dia quando a atividade física ou mental é reduzida. Além disso, as pessoas ocasionalmente sentem cansaço após comer (às vezes denominada depressão pós-prandial), que pode ser uma resposta normal aos alimentos, especialmente após grandes refeições, e isso pode durar cerca de 30 minutos a várias horas.

Além dos muitos termos atribuídos à “cansaço”, existem outros problemas com a terminologia usada para descrevê-lo. Existem várias “síndromes de cansaço” que aparecem ocasionalmente na literatura médica. Por exemplo, a síndrome de cansaço crônica de Epstein-Barr, a síndrome de cansaço pós-infecção viral e a síndrome de fadiga adrenal estão entre as mais comumente observadas.

No entanto, muitos médicos não os reconhecem como síndromes porque os critérios usados ​​para defini-los como síndromes são muito difusos e muitos consideram o cansaço associado (às vezes cansaço crônico) como um sintoma ou complicação das doenças associadas subjacentes. No entanto, existe uma síndrome de fadiga crônica bem definida, reconhecida por critérios específicos. Basicamente, dois conjuntos de critérios precisam ser atendidos para estabelecer um diagnóstico de síndrome da fadiga crônica:

  1. Ter fadiga crônica grave por pelo menos seis meses ou mais com outras condições médicas conhecidas (cuja manifestação inclui fadiga) excluídas pelo diagnóstico clínico;
  2. Concomitantemente, tem quatro ou mais dos seguintes sintomas:
  • Mal-estar pós-esforço
  • Memória ou concentração prejudicada
  • Sono não revigorante
  • Dor muscular
  • Dor multi-articular sem vermelhidão ou inchaço
  • Linfonodos cervicais ou axilares dolorosos
  • Dor de garganta
  • Dor de cabeça

Consequentemente, as pessoas e seus profissionais de saúde precisam passar algum tempo juntos para determinar claramente se o problema ou sintoma é realmente motivado pelo cansaço e, se for, quaisquer sintomas associados que possam acompanhar a fadiga devem ser explorados.

Sintomas do cansaço

Cansaço Excessivo
Cansaço Excessivo

O cansaço é um sintoma que geralmente tem alguma causa subjacente. O cansaço pode ser descrito por pessoas de maneiras diferentes e pode incluir uma combinação das seguintes condições (mentais e físicas):

  • Fraqueza
  • Falta de energia
  • Estar constantemente cansado ou exausto
  • Falta de motivação
  • Dificuldade de concentração
  • Dificuldade em iniciar e concluir tarefas.

Outros sintomas como desmaio ou perda de consciência (síncope), quase síncope, taquicardia (palpitações), tontura ou vertigem também podem ser descritos como parte do cansaço experimentada pelo indivíduo afetado. A presença desses sintomas deve realmente ajudar a levar um profissional de saúde a descobrir a(s) causa(s) subjacente(s) dessa fadiga.

Quando o cansaço deve levar a procurar ajuda médica

Cansaço Excessivo
Cansaço Excessivo

Geralmente, as pessoas precisam procurar assistência médica se apresentarem alguma das seguintes situações:

  • Cansaço que surge de repente (não devido ao estresse físico ou mental normal em curto prazo).
  • Cansaço que não é aliviada por repouso adequado, sono adequado ou remoção de fatores estressantes.
  • Cansaço que se torna crônico ou extremo.
  • Cansaço acompanhado por sintomas inexplicáveis.
  • Cansaço e fraqueza associados a desmaios ou quase desmaios.
  • Se uma pessoa tiver qualquer um dos seguintes sintomas, com ou sem cansaço associado, deve dirigir-se a um setor de emergência médica:
  • Dor no peito.
  • Falta de ar.
  • Sangramento (por exemplo, sangramento retal ou vômito de sangue).
  • Dor abdominal, pélvica ou nas costas grave.
  • Dor de cabeça severa.
  • Pulsação irregular ou rápida.
  • Alguns sintomas adicionais, frequentemente associados ao cansaço, devem levar a uma visita ao médico o mais precocemente possível:
  • Perda de peso inexplicada
  • Novas massas ou caroços em qualquer parte do corpo.
  • Febre, especialmente maior que 38º C.
  • Sangramento vaginal anormal.
  • Dor inexplicável em qualquer parte do corpo.
  • Cansaço excessivo e a síndrome da fadiga crônica

Ainda se sabe muito pouco sobre a fadiga crônica e, infelizmente, a causa ainda é desconhecida. Embora os pesquisadores continuem buscando a causa básica da síndrome e de outros problemas relacionados ao cansaço excessivo, há descobertas preliminares de que desequilíbrios hormonais, baixa resposta do sistema imunológico, infecções virais, baixa pressão sanguínea crônica e deficiência nutricional são fatores contribuintes.

Além disso, pesquisas indicam que a síndrome da fadiga crônica pode estar ligada ao estresse oxidativo, à doença celíaca e às sensibilidades alimentares ou alergias alimentares.

A maioria dos pesquisadores acredita que é uma combinação de fatores que podem variar de indivíduo para indivíduo. Os vírus que podem causar o cansaço excessivo incluem HHV-6, HTLV, Epstein-Barr, sarampo, coxsackie B, parovírus e citomegalovírus.

Medidas para evitar e tratar o cansaço excessivo

Cansaço Excessivo
Cansaço Excessivo

Eliminar sensibilidades e alergias alimentares

Mais e mais pesquisas estão apontando para uma ligação entre alergias alimentares e sensibilidades e o cansaço excessivo. Alergias a certos alimentos, pólen, metais e outros produtos químicos ambientais podem estar causando o aumento do número de indivíduos com essa condição.

Por exemplo, uma das sensibilidades alimentares mais comuns da atualidade é a sensibilidade ao glúten. A intolerância à lactose, a alergia à caseína e a intolerância a outros alérgenos comuns também podem estar na origem do cansaço excessivo. Outros alérgenos comuns incluem nozes, amendoim, leite, soja, marisco e fermento. É recomendável a realização de um teste de IgG (imunoglobulina G) para ajudá-lo a determinar os alimentos aos quais você é sensível – então você pode eliminá-los de sua dieta.

Aumentar o consumo de magnésio e potássio

Pesquisas mostram que tanto o potássio quanto o magnésio podem ajudar a melhorar os sintomas associados à síndrome da fadiga crônica. Magnésio: Em um estudo publicado na revista médica britânica The Lancet, pacientes com cansaço excessivo foram diagnosticados com baixos níveis de magnésio que representaram uma contagem baixa de glóbulos vermelhos.

Se você sente um cansaço excessivo, considere adicionar esses alimentos ricos em magnésio para adicionar à sua dieta: espinafre, acelga, sementes de abóbora, iogurte, amêndoas, feijão preto, abacate, figo, chocolate amargo e banana.

Potássio: O potássio é responsável pelo equilíbrio adequado de eletrólitos no corpo. Alimentos ricos em potássio incluem abacate, espinafre, batata-doce, água de coco, iogurte, feijão branco, banana, abóbora, damascos secos e cogumelos. Os sintomas de uma deficiência de potássio incluem os sintomas comuns de cansaço excessivo: fadiga, irritabilidade e cãibras musculares. Comer uma dieta rica em potássio pode ajudar a aliviar esses sintomas, especialmente quando alimentos que causam alergias foram removidos.

Relaxamento

O cansaço excessivo pode ser debilitante fisicamente e mentalmente. A pessoa sofre de exaustão persistente, cognição cerebral reduzida, dores musculares e articulares crônicas, estresse e até mesmo culpa prejudicam o corpo e a psique.

O controle do estresse em longo prazo e o relaxamento deve ser uma parte vital de qualquer protocolo usado para superar a sensação de cansaço em excesso. Embora aparentemente impossível, é imperativo que essas pessoas façam o seu melhor para administrar efetivamente o estresse e descansar.

“Descanso” significa mais do que apenas dormir. Dedique um dia por semana quando você não tiver responsabilidades ou compromissos. Realmente se compromete com um dia inteiro de descanso. Isso dá ao seu corpo e mente um repouso muito necessário – ajudando a combater o estresse, a ansiedade e a exaustão. Também é importante durante a semana, se você está tendo um dia particularmente difícil, para não se sobrecarregar.

Também é muito importante praticar exercícios regulares, que apoiam o bem-estar e ajudam a diminuir o estresse. Indivíduos com sintomas de cansaço excessivo precisam se exercitar em uma intensidade controlada. Exercícios de alta intensidade podem deixá- lo esgotado por vários dias.

Exercícios terapêuticos

Exercícios terapêuticos foram comprovadamente úteis para ajudar com cansaço, clareza mental e depressão em pacientes com síndrome de fadiga crônica. De acordo com um estudo publicado no European Journal of Clinical Investigation, indivíduos com cansaço excessivo foram recomendados a realizar atividades aeróbicas, na clínica duas vezes por mês, em combinação com exercícios domiciliares por aproximadamente 5-15 minutos de duração, cinco dias por semana.

Sono

Pessoas com cansaço excessivo geralmente experimentam dificuldade com seu sono. Em particular, cair e permanecer dormindo, pernas inquietas, espasmos musculares noturnos e sonhos vívidos. É importante estabelecer uma rotina de horário de dormir regular, que inclua um período de relaxamento físico e emocional.

Sim, isso significa desconectar-se da tecnologia – incluindo computadores, tablets, televisão e smartphones – pelo menos 90 minutos antes de dormir. De acordo com um estudo recente no Journal of Clinical Sleep Medicine, o uso de dispositivos de tecnologia interativa uma hora antes de dormir leva a problemas de sono e distúrbios gerais do sono.

Faça do seu quarto um refúgio para relaxar e fugir dos estressores do dia. Seu quarto deve ser frio à noite para ajudar a facilitar o sono, e a iluminação não deve ser muito clara. Preparar o palco para um sono repousante é realmente metade da batalha para adormecer rapidamente e continuar dormindo.

Óleos essenciais são boas armas para ajudar quando não se consegue dormir. Tente algumas gotas em um difusor. Óleos essenciais que ajudam no relaxamento e sono incluem eucalipto, lavanda, valeriana, camomila romana, manjerona, bergamota, sálvia e jasmim.

Evite cafeína, álcool e tabaco, pois esses estimulantes podem causar inquietação adicional à noite. Certifique-se de exercitar pelo menos quatro horas antes de ir para a cama, pois o exercício também pode atuar como estimulante e criar um sono agitado.

Técnicas de relaxamento

Incorporar exercícios de respiração profunda, massagem terapêutica, meditação, yoga e técnicas de relaxamento muscular em sua rotina diária, pois podem ajudar a controlar os sintomas do cansaço excessivo.

Como parte de sua rotina de relaxamento, especialmente se você tiver pernas inquietas ou cãibras musculares à noite, experimente massagear os músculos das pernas, ou tome um banho relaxante para aliviar os músculos doloridos.

Tente relaxar a musculatura progressivamente durante o período de relaxamento. O objetivo é isolar cada grupo muscular e depois tensioná-los e relaxá-los. Você pode começar na cabeça ou nos pés.

Comece imaginando os músculos na área alvo e, em seguida, contraia-os por cinco segundos; depois relaxe e expire pela boca. Vá para o próximo grupo muscular, contraia-os e depois relaxe. Continue até completar cada grupo muscular por vez. Isso pode ajudar a facilitar o relaxamento muscular em todo o corpo e estimular uma boa noite de sono. Este processo também é ótimo durante a noite, se você acordar com cãibras musculares ou pernas inquietas.

Férias

Tire férias! Uma mudança de cenário é importante de tempos em tempos, pois permite que nosso corpo e nossas mentes se recuperem de nossas vidas diárias. Afaste- se da família ou dos amigos, ou mesmo sozinho, para combater o cansaço, aliviar o estresse e estimular relacionamentos mais íntimos.

Viajar abre novas portas, muda nossa perspectiva e dá às nossas mentes algo para se concentrar em vez de nossas tarefas diárias. Assim como o exercício regular, as férias e as escapadas regulares são fundamentais para a saúde e o bem-estar em longo prazo. As ideias para retiros relaxantes incluem fins de semana de ioga, viagens a um rancho, uma casa de campo em uma praia ou lago tranquilo, ou uma cabana nas montanhas, com uma pilha de seus livros favoritos.

Suporte social

A síndrome da fadiga crônica e o cansaço excessivo pode, causar uma divisão nos relacionamentos, já que às vezes as pessoas simplesmente não entendem seu nível de exaustão, dor e falta de interesse.

Depois de ter eliminado as causas desse cansaço e tomado atitudes para uma vida mais saudável e repousada, estenda a mão para seus amigos e agende reuniões onde você pode conversar, compartilhar uma boa risada ou duas e voltar a se envolver. Pesquisas provam que o apoio social é essencial para manter a saúde física e psicológica!

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