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Cistina – o que é quais são os benefícios?

A cistina é um aminoácido contendo enxofre que ajuda a formar uma pele saudável, cabelo, ossos e tecido conjuntivo. Também é necessário fazer glutationa, um dos antioxidantes naturais que combatem os danos dos radicais livres (a glutationa desintoxica o fígado). Cada molécula de cistina é feita a partir de duas moléculas de cisteína, outro aminoácido contendo enxofre que, como o próprio nome sugere, é muito semelhante à cistina.

De fato, a cistina é geralmente considerada como a forma mais estável de cisteína, embora ambos os aminoácidos possam ser convertidos no outro conforme necessário.

Para que serve a cistina?

cisteína

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Cistina trabalha em estreita colaboração com a glutationa para remover toxinas do fígado. De fato, a cisteína é frequentemente usada em salas de emergência para tratar overdoses de acetaminofeno, que são conhecidos por causar danos ao fígado. Também protege o fígado e o cérebro contra toxinas absorvidas pelo uso de álcool e cigarro, e pode ser eficaz na prevenção de ressaca.

Há muita cistina na alfa-queratina, a proteína que forma as unhas, a pele e o cabelo. Por esta razão, os suplementos de cisteína são por vezes comercializados como produtos anti-envelhecimento que pretendem estimular a formação de colágeno e melhorar a elasticidade da pele. A suplementação de cisteína também pode ajudar a acelerar a cicatrização de queimaduras e feridas e melhorar a flexibilidade das articulações em pessoas com artrite reumatóide.

A cistina é um aminoácido não essencial, o que significa que o corpo produz seu próprio suprimento dessa substância. No entanto, alimentos como ovos, carne, laticínios e grãos integrais também são boas fontes de cistina.

A cisteína é mais facilmente absorvida pelo organismo do que a cistina, por isso a maioria dos suplementos contém cisteína em vez de cistina. Além disso, o excesso de cistina no organismo pode causar cistinose, uma doença rara que pode causar a formação de cristais de cistina no corpo e produzir pedras na bexiga ou nos rins. Este efeito colateral não foi associado à cisteína. No entanto, como mencionado anteriormente, a cisteína é instável e é frequentemente convertida em cistina no organismo.

Para evitar a conversão de cisteína em quantidades potencialmente perigosas de cistina, é aconselhável que você tome suplementos de vitamina C ou consuma frutas cítricas juntamente com suplementos de cisteína. A cistina não pode ser usada pelo organismo sem quantidades adequadas de vitamina B6, vitamina B12 e ácido fólico, portanto, você também deve certificar-se de obter a quantidade certa desses suplementos. Vitaminas B também são necessárias para ajudar o corpo a se livrar da homocisteína, um produto residual que é formado quando o corpo usa cisteína. A homocisteína tem sido associada à inflamação nas artérias que resulta em doenças cardíacas.

Se você quiser experimentar suplementos de cisteína, tente N-acetil-cisteína (NAC), que é feita naturalmente a partir de cisteína, e é melhor absorvida do que outros suplementos de cisteína ou cistina.

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