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óleo de coco

Óleo de coco – Benefícios e como utilizar

Benefícios do óleo de coco? O óleo de coco é extraído da fruta coco e é normalmente encontrado em estado líquido na temperatura ambiente – fica sólido e branco ao ser colocado em baixas temperaturas.

Ele tem sido usado na África, Ásia e América do Sul durante séculos e foi rotineiramente usado em alimentos processados americanos na metade do século XX. Na década de 1940, foi a principal fonte de gordura não láctea na dieta dos EUA até ser substituída por óleos vegetais, particularmente o óleo de soja. Preocupações sobre seu alto teor de gordura saturada surgiram em meados do século passado e são abundantes hoje, mesmo quando o petróleo revive os amantes da comida saudável.

O óleo de coco, assim como outros óleos de propriedades medicinais e cosméticas, principalmente os essenciais, apresenta muitos fatores positivos que são benéficos para a sua saúde. Confira abaixo os mais importantes deles.

Oito benefícios do óleo do coco para sua saúde

O óleo de coco contém ácidos graxos com propriedades medicinais potentes

O óleo de coco é rico em gorduras saturadas saudáveis que têm efeitos diferentes da maioria das outras gorduras em sua dieta.

Essas gorduras podem aumentar a queima de gordura e fornecer energia rápida ao corpo e ao cérebro. Eles também aumentam o bom colesterol HDL no sangue, que está ligado à redução do risco de doença cardíaca.

A maioria das gorduras na dieta é chamada de triglicerídeos de cadeia longa, mas as gorduras no óleo de coco são conhecidas como triglicerídeos de cadeia média (TCMs). O que isto significa é que os ácidos graxos são mais curtos do que a maioria das outras gorduras.

Quando você come esses tipos de gorduras, elas vão direto para o fígado, onde são usadas como uma fonte rápida de energia ou transformadas em cetonas.

Cetonas podem ter benefícios poderosos para o cérebro e estão sendo estudadas como tratamento para epilepsia, Alzheimer e outras condições.

Populações que comem muito óleo de coco são saudáveis

O coco é um alimento exótico no mundo ocidental, consumido principalmente por pessoas conscientes da saúde. No entanto, em algumas partes do mundo, o coco (carregado com óleo de coco) é um alimento básico que as pessoas têm prosperado por muitas gerações.

O melhor exemplo de tal população é o dos Tokelauans, que vivem no Pacífico Sul. Eles costumavam comer mais de 60% de suas calorias de coco. Quando estudados, eles foram encontrados em excelente saúde, com taxas muito baixas de doença cardíaca. Outro exemplo de uma população que comeu muito coco e permaneceu em excelente saúde são os Kitavans.

Óleo de coco pode aumentar a queima de gordura

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde do mundo. Enquanto algumas pessoas pensam que a obesidade é apenas uma questão de calorias, outras acreditam que as fontes dessas calorias também são importantes.

É um fato que diferentes alimentos afetam nossos corpos e hormônios de maneiras diferentes. A este respeito, uma caloria não é uma caloria.

Os triglicerídeos de cadeia média (MCTs) no óleo de coco podem aumentar quantas calorias você queima em comparação com a mesma quantidade de calorias provenientes de gorduras de cadeia mais longa.

Um estudo descobriu que 15-30 gramas de MCTs por dia aumentaram o consumo de energia em 24 horas em 5%, totalizando cerca de 120 calorias por dia.

Óleo de coco pode matar microorganismos prejudiciais

O ácido láurico de 12 carbonos representa cerca de 50% dos ácidos graxos do óleo de coco. Quando o ácido láurico é digerido, também forma uma substância chamada monolaurina.

Tanto o ácido láurico quanto a monolaurina podem matar patógenos nocivos, como bactérias, vírus e fungos.

Por exemplo, essas substâncias mostraram ajudar a matar a bactéria Staphylococcus aureus (um patógeno muito perigoso) e a levedura Candida albicans, uma fonte comum de infecções por fungos em humanos.

Óleo de coco pode reduzir sua fome, ajudando você a comer menos

Uma característica interessante dos ácidos graxos no óleo de coco é que eles podem reduzir sua fome. Isso pode estar relacionado à maneira como as gorduras são metabolizadas, porque as cetonas podem ter um efeito redutor do apetite.

Em um estudo, quantidades variáveis de triglicerídeos de cadeia média e longa foram alimentadas em seis homens saudáveis. Os homens que comem mais MCTs consomem em média 256 calorias a menos por dia.

Outro estudo em 14 homens saudáveis descobriu que aqueles que comiam mais MCT no café da manhã consumiam menos calorias no almoço.

Esses estudos eram pequenos e feitos apenas por curtos períodos de tempo. Se este efeito persistisse em longo prazo, poderia ajudar a reduzir o peso corporal ao longo de vários anos.

Óleo de coco pode aumentar o bom colesterol HDL

O óleo de coco contém gorduras saturadas naturais que aumentam o bom colesterol HDL em seu corpo. Eles também podem ajudar a transformar o mau colesterol LDL em uma forma menos prejudicial.

Ao aumentar o HDL, muitos especialistas acreditam que o óleo de coco pode ser bom para a saúde do coração em comparação com muitas outras gorduras.

Em um estudo com 40 mulheres, o óleo de coco reduziu o colesterol total e LDL e aumentou o HDL comparado ao óleo de soja.

Outro estudo em 116 pacientes mostrou que um programa alimentar que incluía óleo de coco elevou os níveis do bom colesterol HDL.

Óleo de coco pode proteger sua pele, cabelos e saúde bucal

O óleo de coco tem muitos usos que nada têm a ver com o consumo. Muitas pessoas estão usando para fins cosméticos e para melhorar a saúde e aparência de sua pele e cabelo.

Estudos em indivíduos com pele seca mostram que o óleo de coco pode melhorar o teor de umidade da pele. Também pode reduzir os sintomas do eczema.

O óleo de coco também pode ser protetor contra os danos aos cabelos e um estudo mostra a eficácia como filtro solar fraco, bloqueando cerca de 20% dos raios ultravioletas do sol.

Outra aplicação é usá-lo como bochechos em um processo chamado extração de óleo, que pode matar algumas das bactérias nocivas na boca, melhorar a saúde bucal e reduzir o mau hálito.

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